Skip to main content
O que é um plano de saúde

O que é um plano de saúde

A resposta para o que é um plano de saúde é simples: um plano de saúde é um serviço prestado por diversas operadoras regularizadas pela Agencia Nacional de Saúde (ANS), com o objetivo de prestar assistência média e hospitalar. Já a necessidade da existência dos Planos de Saúde no Brasil é bem mais complexa. 

Atendimento e assistência média é um direito e um dever do estado. Dito isso o que presenciamos aqui no Brasil é uma situação caótica e que cada vez mais caminha em rumo a uma piora.  

Pesquisa Datafolha expões real situação do SUS

O instituto Datafolha a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM) realizou pesquisa onde apontou que 87% dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), estão insatisfeitos com os serviços oferecidos. 

A pesquisa ainda destacou filas de espera entre um e seis meses para o paciente conseguir atendimento.  Se conseguir atendimento é difícil, exames e cirurgias se tornam ainda mais complicado. Dos entrevistados, 33% consideram o acesso às cirurgias “muito difícil”. Em seguida, estão procedimentos específicos como quimioterapia e hemodiálise (23%), o serviço de atendimento em casa – conhecido como “home care” (21%) e internações hospitalares (20%). 

O Plano de Saúde é uma alternativa? 

O Plano de Saúde deixou de ser uma alternativa escolhida apenas pensando em comodidade ou pelo desejo de um atendimento melhor e diferenciado. Hoje ter um Plano de Saúde é tão essencial que segundo pesquisa efetuada pelo Ibope Inteligência, o plano de saúde é o terceiro maior desejo da população, ficando atrás apenas dos itens “educação” e “casa própria”. 

A nota média dada aos planos de saúde foi de 3,9 em uma escala de 0 a 5, e 75% dos entrevistados dizem estar “satisfeitos” ou “muito satisfeitos” com os serviços prestados por seus planos ou seguro de saúde. 

O que devo saber antes de contratar um plano de saúde :

Primeiramente faça um levantamento de suas necessidades considerando:  

  1. Será um plano individual ou familiar; 
  2. Você deseja um atendimento nacional ou internacional; 
  3. Prefere acomodações em apartamento, enfermaria ou home care; 
  4. Prefere ter liberdade de escolher o profissional de saúde que desejar ou se utilizar a rede credenciada do plano é o suficiente. 

Após considerar esses itens básicos procure um Corretor de Planos de Saúde para te ajudar a escolher uma operadora de planos de saúde que cumpra suas necessidades e que ao mesmo tempo se encaixe no seu orçamento. 

Toda operadora possui um número de registro, que deve ser divulgado junto com seus materiais de publicidade.  Com esse número de registro em mãos, acesse o site da ANS e faça uma busca pelo número de registro da operadora.  Nessa pesquisa você poderá verificar se a operadora está ativa, a nota da operadora, reclamações e até mesmo processos judiciais. 

É importante ressaltar que problemas sempre existirão, o que importa é se a operadora tem uma taxa de resolução alta, o que significa que a operadora se empenha em atender as solicitações de seus clientes e resolver as eventuais situações conflituosas. Uma dica é o site Reclame Aqui, nele consumidores podem efetuar reclamações públicas sobre qualquer empresa e a mesmo poderá responder seus consumidores de modo aberto.

Plano de Saúde só com um corretor 

É muito importante que você procure um corretor ou uma corretora de planos de saúde. Isso porque um profissional treinado poderá lhe oferecer a melhor opção dentro das suas necessidades. 

Um corretor tem conhecimento geral de leis, regras, redes credenciadas e das operadoras. No final de uma cotação esse conhecimento permite ao corretor oferecer um plano de saúde com melhor custo x benefícios.